AUMENTO NO TRANSPORTE (Ônibus, Coletivos)

28-02-2011 20:31

 

AUMENTO NO TRANSPORTE

 

 

Esse ano é mais um ano de pauperização, carestia, ou seja, de aumento dos custos nos produtos e serviços, e como sempre quem paga a conta são os trabalhadores, proletários, as pessoas mais pobres.

 

Em vários setores da economia os custos têm aumentado. Observamos aumento considerável em todos os produtos alimentícios, quem vai as compras e que tem que calcular bem os preços para potencializar seu salários sabem muito bem disso.

 

O governo com viés social e que tentou implantar programas como “fome zero”, e outros programas sócios não conseguiram em nada acabar com a miséria e nossos pais, e a redução da miséria foi tão ínfima que a maioria da sociedade vive em péssimas condições de vida. E passam por diversas dificuldades.

 

Explanaremos os aumentos nas tarifas do transporte coletivo. Tarifas que aumentaram em quase todo o Estado de São Paulo, ou até mesmo em boa parte do Brasil. As tarifas subiram em média 5% na maioria dos lugares.

 

Para os burgueses que só andam de carro e não estão ligando para a dificuldade dos trabalhadores isso não corresponde a nada. Mas para as pessoas que sofrem todos os dias com o transporte coletivo esse aumento foi considerável. Apenas quem utiliza ônibus todos os dias para trabalhar , e ainda depois freqüentar escolas e faculdades sabe como está precária e defasada a qualidade do transporte coletivo.

 

Sem contar o caos no transito, em função da má engenharia de trafico, e da péssima qualidade das vias, porque o capitalista, os políticos sempre ganham dinheiro super-faturando as obras, sendo assim ganhando por fora o máximo de desvio de dinheiro, casos MALUF, SERRA, PITTA, são vários os que participam de furtos, mas nem todos chegam a nosso conhecimento. Seja porque fizeram corretamente, ou porque por questões de ética politiqueiras os próprios políticos se defendem, a não ser que a situação saia do controle, daí eles tem que ir a publico e se fazer de bonzinhos, mas na verdade são lobos em pele de cordeiro.

 

O coletivo(ônibus) em si não é dos melhores, em sua maioria são de péssimos e não oferecem muito conforto. Prejudicando ainda mais a saúde do proletariado, já não basta o excesso de trabalho, ainda tem que se cansar mais no coletivo. Na maioria das vezes os coletivos estão lotados, muitas vezes superlotados, e atrasados. Está superlotação é intencional, porque desta forma é que as empresas mais faturam, seus lucros são maiores. À custa do suor dos trabalhadores.

 

Existem empresas ou chefes que não pagam integralmente o vale transporte, pagam uma parte e a outra metade o próprio trabalhador arcam com as despesas do seu próprio bolso , este é um direito que através de luta os trabalhadores conquistaram, tem padrões que preferem agredir os trabalhadores, violando suas lutas históricas. Ou fazendo com que os trabalhadores utilizem bicicletas para ir trabalhar, veiculo que sem tração motor, fazendo com que os trabalhadores pedalem muitos quilômetros, ainda mais andando nesse transito caóticos correndo riscos de serem atropelados, entregues as várias possibilidades de acidentes e até morrer.

 

Alguns movimentos estudantis como o movimento passe livre (MPL) reivindica a gratuidade da passagem, mas são grupos que não lutam efetivamente contra o sistema capitalista. Lutam apenas por uma única bandeira, apenas uma luta especifica. Não vêem que o proletariado, o trabalhador, os pobres são agredidos te todas as formas e por todos os lados.

 

Devemos lutar contra esse sistema opressor, contra o capitalismo e contra sua corja, os burgueses.

 

Que o transporte seja coletivo, gratuito e de qualidade, para que todos possam usar dignamente. Mas neste sistema social é impossível, enquanto existir capitalismo, uma classe explorando a outra, nunca teremos transporte de verdade para todos. Só a luta e a derrubada do capital poderão construir uma sociedade justa, onde os veículos sejam coletivos e todos possam andar gratuitamente e com ótima qualidade. Apenas a própria classe explorada pode mudar isso, com muita luta podemos mudar.

 

VIVA O ANARCO-COMUNISMO!

 

GACII (Grupo Anarco-Comunista Insurrecional Internacionalista)