Diadema terá greve geral a partir do dia 28

23-04-2011 00:00

 Diadema terá greve geral a partir do dia 28

Sindicato rejeita reajuste salarial de 10,4% e decide cruzar os braços a partir da semana que vem

Rafael Nunes

Agência BOM DIA

A partir do dia 28 o funcionalismo público de Diadema cruzará os braços por tempo indeterminado. A decisão foi tomada ontem à noite, após assembleia entre a categoria e o Sindema (Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema), na noite desta terça-feira.

Durante a reunião foi apresentada a proposta de reajuste oferecida pela Prefeitura, rejeitada pelos funcionários.

O documento elenca 14 ítens, oferecendo uma composição percentual de reajustes de 2%, em cinco parcelas nos meses de dezembro de 2011 e fevereiro, abril, julho e setembro de 2012. Uma reunião para a apresentação de um   PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) foi colocada para o dia 6 de maio.

Mesmo com os avanços na proposta do município, que não apontava reajustes salariais aos servidores, a classe a rejeitou por unanimidade. Cerca de 400 pessoas participaram da assembleia, na sede do Sindema.

“Foi apresentado um arrocho salarial entre os anos de 2011 e 2012. É inaceitável, já que pedimos 11% já no ano vigente”, criticou Jandyra Uehara, presidente do Sindema. Com a negativa dos servidores, a greve geral será anunciada na próxima segunda-feira (25).

Entretanto, só será estabelecida três dias depois, conforme estipulado pela legislação sobre greves no país. Serviços essenciais, como assistências médica e hospitalar, distribuição de medicamentos, serviço funerário transportes coletivo e coleta e tratamento de esgoto serão mantidos.

“Vamos seguir a lei, até porque não dá pra prejudicar a população com a greve”, garantiu a dirigente do sindicato. Ao todo, cerca de 6,2 mil servidores deverão participar da paralisação geral, atingindo aproximadamente 200 postos de trabalho municipais.   

 Prefeitura exalta proposta e canal de diálogo

Em resposta ao anúncio de greve geral dos servidores públicos, a Prefeitura de Diadema exaltou a proposta de reajuste apresentada ontem à tarde ao sindicato.

Por meio de nota oficial, o município afirma que a proposta “reafirma a prioridade do governo em valorizar o servidor público municipal”, mencionando o esforço que a atual administração da cidade tem feito pela recomposição salarial da classe.

Segundo a prefeitura, “demonstra o esforço que a administração tem realizado para discutir de forma democrática e transparente a pauta da campanha salarial, tendo como base a realidade financeira da Prefeitura”.

Na semana passada, o secretário de Gestão de Pessoas, João Garavelo, já havia afirmado que a cidade se encontra no limite de esforços financeiros.