MORADORES DO ACAMPAMENTO PINHEIRINHO ORGANIZAM A RESISTÊNCIA CONTRA REINTEGRAÇÃO DE POSSE

13-01-2012 19:31

 

Os moradores do acampamento do Pinheirinho, localizado na zona sul de São José dos Campos, estado de São Paulo, estão organizando uma combativa resistência, erguendo barricadas e fazendo armas improvisadas, contra a reintegração de posse do local a mando do gerenciamento municipal de Eduardo Cury (PSDB). O terreno é ocupado por mais de 1500 famílias, que contam 7000 pessoas, há 7 anos.

Depois de um acordo negociado, envolvendo os gerenciamentos federal e estadual, para regularização do local e posse aos moradores, uma ordem judicial foi expedida autorizando a Polícia Militar de desocupar a área. 
 Tal autorização só foi possível pelo fato de Eduardo Cury estar protelando, há meses, a emissão do documento que já poderia ter permitido a implementação do acordo feito entre o Ministério das Cidades e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano de São Paulo. A juíza de direito Márcia Faria Mathey Loureiro, sem embasamento legal, ordenou a desocupação.

Os moradores do Pinherinho, que estão preparando de forma organizada a resistência contra a desocupação, alegam que a prefeitura e a polícia estão preparando uma feroz repressão contra a população da região.

 Fonte: jornal A Nova Democracia