NIILISMO RUSSO

04-12-2010 18:40


BLACK FLAG, ação anarquista e Counter Bulletin n º 57, setembro 2010

 

 

O niilismo russo e popoulismos
e a questão do proletariado industrial;

 

Estudiosos russos notaram a relevância ea importância do movimento intelectual russa de 1860 de comprimento. Muitos livros e artigos excelentes significativa dedicada à questão. Por exemplo, o socialismo rural Lei Tsernisefski ou redefinir Pisaref Dmitry (1840-1868) foram objecto de um estudo detalhado. [I]

 

 

É surpreendente que tenha havido quase nenhuma atenção às reações de radicais russos do período de grandes reformas para os problemas que acompanharam o desenvolvimento da indústria. Um estudo sobre o assunto pode contribuir para a compreensão de aspectos mais do pensamento social russo. Ela pode ajudar na interpretação do socialismo [popoulistikou] populista dos anos 1870 e lançar luz sobre a questão do acolhimento fantástico de idéias de Karl Marx por intelectuais russos.

 

 

Desde muito cedo surgiu na Rússia em uma anti-cultura e não apenas entre os radicais. Mesmo antes da década de 1820, escritores russos manifestaram a sua solidariedade para com o proletariado sem-terra na Inglaterra. A crítica de Sismondi para o crescimento industrial foi generalizada. [Ii], por exemplo, Pushkin, em 1833, comparou a situação dos trabalhadores da fábrica de Inglês com os judeus que sofreram sob o jugo dos egípcios. [Iii] Mas ao contrário do pensamento conservador russo tendeu a rejeitar as idéias e as instituições do capitalismo ocidental e burguês e às instituições que eram exclusivamente russo, radicais russos rejeitam a ordem vigente em ambos os mundos para utopias foram descritos radicais ocidental.

 

 

A intelligentsia radical da Rússia atraiu grande parte dos anti-capitalistas idéias a partir de uma ampla leitura de obras de britânicos e franceses socialistas utópicos e reformistas do final dos anos 1820, 1830 e 1840. Assim, encontramos evidências da influência dos ensinamentos universais de Lamennais socialista de 1830. [Iv] Em 1833, o jovem Alexander Hertzen envolvidas as idéias de Saint-Simon como uma revelação, diz em seu "Passado e Pensamentos". [V] Em 1843, lê-se que as obras de Proudhon, o Camp, Fourier e por Louis Blanc estavam por toda parte.[Vi] Cheio de raiva para a servidão e do despotismo do país, os radicais russos mostraram simpatia para os trabalhadores no Ocidente. Então não é surpreendente que Belinski achar que a cessação da exploração burguesa de Louis Blanc na sua "Histoire de Dix Ans" apresentou-o a um mundo novo, nem que o grande pensador reconhecer o trabalho de Eugene Conselho "O Mistérios de Paris "um importante documento social da luta dos povos contra a exploração. [Vii] eu não posso dar uma descrição detalhada dos pontos de vista Belinski sobre questões de economia, qualquer esforço não seria produtivo, porque o grande pensador nunca chegou a realizar uma teoria econômica sistemática. Basta dizer que, dado o prestígio da divulgação de idéias anti-capitalistas dos anos 1840 e depois de saturar as mentes dos radicais russos. Em uma carta a seu amigo Botkin, 1847, e estabeleceu uma distinção entre a pequena burguesia odiosa menos e os grandes capitalistas que governou a França, a Belinski escreveu: "desastre no estado está nas mãos dos capitalistas, o povo sem patriotismo sem grande sentido. Para essas pessoas, a guerra ea paz simplesmente significar um aumento ou queda no mercado. Além de não ver nada. " [Viii]

 

 

É fácil encontrar mais evidências de que a questão do conflito de capitais - o proletariado era suportado nas mentes dos pensadores russos da década de 1840 em diante. O jovem professor talentoso Milyutin VA escreveu alguns artigos para "Anais da Pátria" em 1847 sobre o tema do proletariado e da pobreza na Inglaterra e França. [Ix] O grupo Petrachévski, que foi assistido por muitos russos famosos (incluindo a Saltikof e Dostoievski), inspirado pelas idéias de Proudhon, Saint Simon e Fourier. Apesar do desmantelamento da Petrachévski, há relação direta entre as suas idéias com as idéias da geração de 1860. Em 1848, N. Tsernisefski, que era então um estudante da Universidade de São Petersburgo tem visto as idéias de Fourier, através do contato com um dos membros da equipe. [X]

 

 

O florescimento intelectual que se seguiu à morte do czar Nicolau A "seguido de uma situação sem precedentes com a liberdade de expressão.Deixando de lado as reações muito interessantes russo para o pensamento marxista em crescimento, que será discutido na última seção deste artigo pode ser visto que todos os líderes espirituais mostraram grande interesse nas questões levantadas pela indústria de desenvolvimento. Em geral, a reação russa ao que se sabe sobre a nova sociedade capitalista consistiu, horror medo ou desprezo. A simpatia pelo proletariado foi acompanhada, como na década de 1840, o mais agudo desgosto para a burguesia. Pode-se encontrar um grande número de artigos relevantes em duas importantes revistas radical: "O homem moderno" e "palavra russa". [Xi]

 

 

Os dois artigos Chélgunov para o proletariado francês e Inglês é o tipo mais importante. O autor começa criticando fortemente os economistas burgueses que tentou justificar o quadro de miséria social Engels apresentou com sinceridade. A diferença entre Engels referiu-se ao Chélgunov como um dos "melhores da Alemanha" e seus adversários é que, enquanto Engels disse, figo, figos e navios-boats, os conservadores não apenas a preto e branco mas também acreditamos que as coisas devem ser deixadas como estão. [Xii]

 

 

Depois segue-se uma descrição da mecanização da indústria na Grã-Bretanha e as condições sociais dos representados. As condições de vida dos trabalhadores é formidável. A divisão da sociedade em duas classes, explorados e exploradores, é a pior doença "na cultura contemporânea. [Xiii] O trabalhador é um escravo que é comprada e vendida como uma mercadoria. [Xiv] Em França, continua Chélgunov, as condições são, se alguma coisa, pior, porque o sistema político oferece menos oportunidades para os trabalhadores de se defenderem. [Xv] O apaziguador medidas tomadas pelos capitalistas, como padrões de habitação programas ou restaurantes baratos não chegam à raiz do problema. [Xvi]

 

 

O Chélgunov ver qualquer esperança no movimento sindical. Ela expressa profunda admiração pela coragem e tenacidade dos trabalhadores britânicos, características que os tornam mais perigosos que os franceses instável. [Xvii]

 

 

Como muitos outros escritores russos do período, o Chélgunov sentiu repugnância por tais horrores do capitalismo era grato à Rússia tem sido poupado das misérias da proletarização. Em seu artigo, "A importância económica das nossas cidades" ("A Palavra da Rússia", Julho de 1864) escreveu: "O êxito do comércio britânico e indústria britânica nos impede de ver as condições de vida do proletariado das cidades e aldeias" . 

 

Ele continuou dizendo que um país é muito mais feliz quando a maioria dos residentes têm terra para cultivar, a fim de evitar ter que ir para cidades para se tornarem proletários. [Xviii]

 

 

 

 

Em geral, os radicais da década de 1860 teve a mesma atitude com Chélgunov. Naquela época os radicais adotaram o anti-ótica que seria a partir de agora, parte integrante de sua filosofia. Então N. Sokolov escreveu que o trabalho capitalista era "matar" o trabalhador "premeditado", chamando de economia política que defendia o capitalismo como "uma doutrina de, a escravidão da pobreza e da morte." [Xix]

Através do estudo das condições no exterior, a intelligentsia russa estava preparado para a luta contra o capitalismo no seu próprio país. A partir da década de 1860, manifestamos a preocupação com as consequências da introdução da vida econômica capitalista da Rússia. Apesar de algumas pessoas nascidas economistas burgueses escola representa ideologicamente crescente classe capitalista, também foi uma preocupação generalizada sobre os efeitos da industrialização. Em 1859, chegou a criar um comitê do governo para planejar o direito do trabalho. [Xx]

 

 

A questão do proletariado tornou-se um dos temas discutidos entre os radicais de um lado e os liberais e conservadores, por outro. A primeira voltada para Louis Blanc, a Lassalle, mesmo em Engels e os argumentos de Marx e material, enquanto o segundo fez em grande parte os argumentos dos escritos de G. PM. Say, Bastiat e de Molinari. [Xxi]

 

 

A declaração de um colunista de "O Homem Moderno" em maio de 1861, que todo o projecto "do pensamento econômico moderno é a libertação dos trabalhadores do jugo do capital» [xxii] é típico do modo em que os russos reagiram aos escritos radical contrapartes ocidentais.

 

 

Uma importante contribuição para o pensamento russo sobre o proletariado e, agora, pela primeira vez sobre o proletariado russo era o livro de N.Flerovski (Biérvi), "Położenie rabocego klassa Rossii" ("O estado da classe trabalhadora na Rússia). [Xxiii] Antes da publicação deste livro, o pensamento econômico russo de todos os tipos tendem a aceitar a visão tranquilizadora que o proletariado industrial era uma espécie existiu na Europa Ocidental, e que a pobreza extrema não existe na Rússia. [Xxiv]

 

 

O livro que foi Flerovski elogios de Karl Marx tinha uma grande influência no pensamento russo, foi um choque para aqueles que estavam otimistas sobre estatuto social da Rússia. [Xxv]

 

 

Segundo o autor, apesar de muitos russos estavam conversando sobre as condições de vida ruins das classes trabalhadoras na Inglaterra, a França ou a Bélgica, a realidade é que o salário de um operário russo era inferior ao salário de um trabalhador francês no século 18. [Xxvi] O Flerovski até mesmo colocar a frase mais sem cerimônia que o destino dos pobres Inglês é o "paraíso" em relação ao destino dos trabalhadores russos. [Xxvii]

 

 

O Flerovski argumentou que os operários são piores do que os camponeses, mesmo aqueles que trabalham em grandes propriedades privadas.[Xxviii] Ele também descobriu que a grande indústria é caracterizada por piores condições do que em escala pequena indústria, o que torna mais clara a posição, mesmo contra o desenvolvimento industrial. [Xxix] típica é o relatório sobre o papel da indústria na Rússia vida social: "A indústria é uma fonte de bem-estar e felicidade humana estava aqui ... que o mal não pode ser comparada com a peste ou a cólera. [Xxx] não é de surpreender que os trabalhadores que tentam escapar da máquina, escapando-se para deixar o estepe, onde a produtividade é menor, mas há mais prósperos do que nas cidades. [Xxxi]

 

 

Note-se que Flerovski não muito críticas para o desenvolvimento industrial no mesmo como as instituições sociais em que realizado. Por exemplo, observa que na Inglaterra, o país mais altamente industrializados, as massas são em geral melhores do que estavam na Rússia. Embora o livro seja um errático e caótico executar extremo, porém, expressa a idéia de que uma boa organização da sociedade podem possibilitar tanto uma produção eficiente e bem-estar social. Note-se que, para alguém que estuda o pensamento econômico russo da década de 1860, é evidente que os radicais psilafousan lentamente uma combinação de socialismo e do industrialismo - que, como Marx mostrou, seria mais aceitável para a Rússia do que qualquer outro país.

 

 

O pensamento econômico da década de 1860 estava imbuído de ódio e desprezo pela burguesia e seus políticos e liberalismo econômico manuseados pelos representantes intelectuais. Ninguém contribuiu mais para essa corrente de pensamento por Tsernisefski, cujas obras inspiradas um espírito democrático radical. O Tsernisefski atacou a burguesia como classe exploradora. [Xxxii]

 

 

Em artigos para a comunidade de moradores, as notas do Moinho e do trabalho da Capital e do Trabalho ", o Tsernisefski pediu a demolição das bases ideológicas da economia capitalista. Há talvez mais clara expressão desta atitude desde as primeiras páginas de seu princípio antropológico "da filosofia, que tem uma crítica impiedosa por Jules Simon, acusando-o como um hipócrita liberal, e concluiu John Stuart Mill como um talento, mas banal pensador, cuja covardia atribuído à posição social. Uma atitude semelhante de serem economicamente desfavorecidos e encontraram a Sra. Pisaref. Assim, o famoso niilista, endossou o chamado de Lassalle a imposição de castigos corporais nos economistas burgueses que se atreveu a chamar os lucros dos capitalistas recompensar os seus esforços. [Xxxiii] No texto "Heinrich Heine" Pisaref atacada pelos plutocratas que roubaram das massas os benefícios da Revolução de Julho [de 1830 em França] e fez uma crítica rigorosa do seu poeta favorito foi associado com "barões do dinheiro" que erigiu uma plutocracia sobre as ruínas do feudalismo. Com efeito, de acordo com Pisaref, a tragédia de Heine e causa de falhas em sua poesia reside no fato de que ele não poderia romper com o mundo da burguesia. Em contraste com as críticas da Heine, o louvor Pisaref cega devoção aos ideais sociais que apresentou Blanc, Proudhon e Lassalle [xxxiv].

 

 

Mas o que os radicais russos para vigiar o país a partir do desenvolvimento industrial capitalista, o desenvolvimento do proletariado ea burguesia, que veio? Sugeriu três principais mercados em qualquer uma das quais a questão do proletariado desempenhou um papel. O capitalismo poderia ser evitada, modificados ou destruídos. Correndo o risco de excessiva simplificação, podemos nos referir a essas três escolas de pensamento como influenciado por Fourier, Saint-Simon e Marx. Alguns ou talvez todos os escritores que têm que lidar com questões econômicas foi muito eclético em seus empréstimos do pensamento ocidental. No entanto, essas categorias são úteis para a classificação.

 

 

A esperança de escapar dos males do capitalismo, através do estabelecimento de ideais comunitários foram, naturalmente, um novo tema no pensamento social russo. Por exemplo, o MV-Butashevich Petrachévski tinha experimentado nesta base com os seus próprios servos, que queimaram as casas de padrão a que ele esperava para viver. A década de 1860, o Tsernisefski esperava resolver o problema industrial através de uma combinação de propostas colhidas no Fourier e Louis Blanc. Apesar do espírito pragmático para demonstrar os males do capitalismo, Tsernisefski foi mais longe no lado positivo. Em seu artigo "Capital e Trabalho" apoiar a produção colaborativa seria muito melhor para o bem-estar social do que o status da produção da propriedade privada. Assim, desenvolveu um plano para criar cooperativa que teria entre 1.500 e 2.000 membros, que serão subsidiadas pelo governo e continuará a rural e trabalho industrial. O plano teria êxito, pois o incentivo seria maior do que o actual sistema. Além disso, o sistema seria mais justo do que o sistema de salário em que o empregado era um trabalhador escravo na economia.Comparado ao último ponto, é interessante notar que Tsernisefski alcançou uma posição muito semelhante aos ensinamentos de's "» ágio Marx. [Xxxv]

 

 

O Tsernisefski atribuiu grande importância à questão do famoso romance "O que fazemos", escrito na prisão em 1863, publicado no "Modern Man" e teve uma influência enorme. A heroína, Vera Pavlovna, abriu uma cooperativa de costura, onde se pode trabalhar para meninas que trabalham para ganhar seu sustento escapar da exploração capitalista. Logo a empresa torna-se tão bem sucedida que ela não pode mais prestar serviços. As meninas criam uma rede de negócios que funciona com sucesso, há, naturalmente, uma sala de refeições comum e ajuda mútua outros. Os quatro "sonhos" de Vera Pavlovna, a Tsernisefski desenvolveu seus ideais de reorganização social. O mais interessante é o último em que os desertos da Ásia Central, tornaram-se paraísos tecnologia moderna feita de, alumínio, vidro e eletricidade.

 

 

O Tsernisefski examinou os problemas do setor e as notas para o moinho. Aqui, como noutros locais, apoiadas no princípio da parceria. Trabalho sob o capitalismo é ruim. No entanto, isto irá forçar o emprego, até revogadas. No entanto, não Tsernisefksi rejeitar a produção em larga escala.As ferramentas de produção deve ser de propriedade de coletivos. O desenvolvimento econômico leva ao princípio da parceria [xxxvi].

 

 

No coração do pensamento econômico Tsernisefski era mais do que o setor agrícola. Embora não possamos colocar aqui o trabalho de propaganda para a agricultura de propriedade comum contra a propriedade privada, não são irrelevantes para notar que os argumentos utilizados contra o capitalismo na agricultura também estão associados com a indústria. Em sua "Crítica da filosofia viés contra a propriedade comum da terra, a Tsernisefski procurou refutar os argumentos dos economistas no sentido de que a propriedade privada, quando substituiu a posse comunal da terra no Ocidente. Europa, o mesmo deve acontecer na Rússia. O Tsernisefski alegaram que a Rússia poderia passar ao socialismo sem ter que ir do capitalismo através de Mir. [Xxxvii]

 

 

De acordo com Tsernisefski, a salvação virá através do princípio da parceria. O caminho para a salvação oferecida pelo Flerovski foram semelhantes. O Flerovski argumentou que a organização da economia em que os produtos da fábrica pertencente aos capitalistas é prejudicial a um grau extremo. O Flerovski, como Tsernisefski, apoiado 'controle operário da produção, mas em condições mais favoráveis para os capitalistas que eles teriam aceitado o Tsernisefski.

 

 

Os trabalhadores colhidos por todos os lucros da indústria, desde que sejam garantido um retorno de 15% sobre o investimento dos capitalistas. A remuneração dos trabalhadores é retaliação por seu papel de liderança na produção, o lucro dos capitalistas é simplesmente um tipo de seguro a ser um negócio viável. Em caso de fracasso do empreendimento, é responsável para o capitalista. Um ponto interessante do argumento é que o mais desagradável e mais difícil o trabalho, pago miseravelmente no sistema actual, recebe a maior remuneração. Assim, este projeto evita o risco de fugir da capital do país. O capítulo continua a existir enquanto houver recursos e conhecimentos. Este relatório refere-se aos puritanos, que garantiu a prosperidade com base no vigor e conhecimento, embora tivesse a autoridade de fundos disponíveis. [Xxxviii]

 

 

O livro Flerovski teve uma grande influência. Juntamente com o trabalho de Lavrov, "Cartas históricos" foram uma chamada para a intelectualidade para ajudar as massas infelizes. [Xxxix] Ao contrário do Tsernisefski Flerovski tinha grandes esperanças que vai convencer as classes superiores para assumir a liderança em equipes de resgate e os agricultores de sua situação. Então, falando como um típico representante da intelectualidade, percebendo que a prosperidade do país é totalmente dependente do bem-estar das massas. Como disse no prefácio de seu livro, a demanda por economistas e agrônomos iria crescer apenas quando os capitalistas não mais com base em salários baixos para manter seu poder.

 

 

O sainsimonikou Pisaref é representativa do pensamento russo sobre os problemas atuais do proletariado. No que diz respeito a sua opinião sobre a economia, Pisaref oscilado entre uma concepção vaga de socialismo em um capitalismo muito mais iluminado que o segundo foi dominante em seu pensamento. O projeto Pisaref económico mais ambiciosos era a "cultura do parto". [Xl] A principal fonte utilizada foi o economista norte-americano Henry Charles Carey, como pode ser visto a partir de uma comparação de seu trabalho Pisaref o trabalho do Carey "Miscellaneous Works". [Xli] Ambos os autores são defensores da "harmonia" entre a indústria ea agricultura. Ambos são críticos duros do capitalismo comercial e financeiro, em oposição ao capitalismo industrial, afirmam eles. As duas principais pragas da humanidade é a guerra eo comércio, que muitas vezes leva à guerra. Atacadas com ácido contra a concentração da indústria e da agricultura, representando a Grã-Bretanha, que ocupa a parte rural do mundo vassalos económicos. Eles falam sobre a necessidade de criar uma sociedade onde as indústrias locais, que estão espalhados em muitos centros de pequeno porte, vai processar os produtos da agricultura local.

 

 

O Pisaref recapitular os problemas económicos à frente na série mais popular de artigos intitulada "Os realistas" (1864) dizendo que os principais problemas da Rússia são dois: a pobreza ea ignorância. Emprestando uma expressão de Fourier, proclama que a sociedade está em um ciclo vicioso onde a pobreza gera ignorância, que por sua vez cria pobreza. [Xlii] A única saída é uma economia "de forças mentais, uma aliança de todas as tentativas de aumentar o capital intelectual do país. O pensamento de Pisaref o principal meio de progresso humano é a ciência e tecnologia. Estes deveriam ser aplicadas por industriais esclarecidos. A ciência ea tecnologia irá substituir a arte ea filosofia como as principais preocupações da vida intelectual e fundamento da educação.

 

 

O predomínio do processo econômico capitalista foi estabelecido e historicamente inevitável. "Mas a dominância pode ser prejudicial ou benéfica para o povo. Fornecer-lhe (capitalista) a educação humanista completo, com sólida experiência e capitalista, ele vai ser gentil, não uma instituição de caridade, mas um trabalho inteligente ... chefe do povo, em outras palavras, um homem cem vezes mais útil do que um filantropo ".[Xliii]

 

 

Note-se que o Pisaref era contra a fazenda tão duro como a maioria dos escritores do período. Ele fez uma distinção clara entre a atividade produtiva e improdutiva. Apenas um empreendedor, capitalismo produtivo para desfrutar de qualquer de aplausos. A posse do capital necessário para a obrigação de servir à sociedade capitalista: "O trabalhador que possui o capital pode dar-se ao" luxo "de arriscar a capital devido ao comprometimento com os ideais, o que é impossível em um capitalista puro - para exemplo, eles podem gastar em experiências científicas, missões de investigação e aplicação de teorias humanitárias da vida. " [XLIV]

 

 

Em seu "Padrões de Teatro Russo," o Pisaref prevê um futuro onde "o jovem agricultor iria basear sua economia em bases europeias, então o capitalista jovens para construir as plantas precisam, e fará um caminho para servir os interesses do empregador e do trabalhador. [Xlv]

 

 

O caso típico é o russo Pisaref intelectuais de seu tempo sobre a receptividade dos radicais grandes influências do Ocidente. A Europa. Não surpreendentemente, a descoberta de uma versão socialista da energia industrial dominante no pensamento econômico. Dê o relatório completo no que diz respeito Blanc e Lassalle em seu artigo sobre Heine. Suas obras contêm numerosas referências ao movimento radical do proletariado do Ocidente. Assim, em um artigo ("Escola e Vida") refere-se a questão do trabalho como aquele que determina o futuro da Europa e afirma que a Rússia, que até então tinha evitado o problema não será capaz de evitar para sempre. Rússia deve começar a estudar o assunto, a fim de encontrar uma maneira de evitar o destino do Ocidente. [XLVI]

 

 

Na mesma passagem, Pisaref escreveu: "O trabalho] problema [será resolvido por filantropos e encarregados de educação, mas apenas pelos próprios trabalhadores, quando seu espírito prático e muito trabalho virá com uma compreensão clara das relações humanas e também quando capaz de ir além do nível de perspectiva pessoal para alcançar um raciocínio amplo que leva a conclusões gerais.

 

 

Possivelmente, o marxismo protoleios Pisaref seu parceiro na "palavra russa", p. Tkatsef têm maior interesse mesmo da utopia de Tsernisefski ou reformismo de Pisaref. O Tkatsef, que em um artigo na "palavra russa" em dezembro de 1865, disse um seguidor de Marx foi ainda mais longe do que qualquer outro escritor do seu tempo em pelo menos duas posições de base marxista, não só explicou o ensino de determinismo econômico, mas fez a idéia central de luta característica de classe de filosofia econômica, mais do que qualquer antecessor. [XLVII]

 

 

Em 1869 o Tkatsef traduziu um livro do economista alemão Ernst Becker sobre a questão do trabalho. É importante notar que o livro incluídos como anexos de um estudo sobre o estabelecimento de um banco popular inspirado por Proudhon e do Estatuto da Associação Internacional dos Trabalhadores. No prefácio do livro, Tkatsef apresentou sua própria teoria das ciências sociais aplicadas ao sujeito proletário.

 

 

O Tkatsef julgada ultrapassada quanto a escola dogmática conservadora, que acabou de gravar fatos são aceitos como inevitável, ea escola da oposição de idealistas que criticaram a ordem de coisas existente em nome da justiça abstrata. A faculdade crítica tinha feito a sua aparição, que levantou a questão de por que o reino das coisas organização social não são como deveriam ser. [XLVIII] Estas condições favorecem os partidários da ordem existente na sua luta para aqueles de criticado porque a social autoridades existentes foram brutalmente irracional.

 

 

Em seguida, o Tkatsef explica que um novo princípio constitui a base para os dois argumentos positivos e negativos para os adversários da ordem estabelecida. Segundo esta teoria, as formas de vida social baseada na organização da vida econômica, a economia determina a política, moral e até mesmo de ordem social. Todas essas relações dependem, em última instância, das relações de trabalho com a produção. [XLIX]

 

 

É interessante que a idéia é de Tkatsef em outros textos e isso, como o texto inédito de "Diretrizes Básicas para a História do Racionalismo" (ver Literaturnoe Nasledstvo, n º 7-8, 1933) - que a ideologia é determinada por fatores econômicos são relativamente semelhantes à idéia expressa por Tsernisefski o importante artigo " antropológica, em princípio, a filosofia. O "The Tsernisefski escreve:" Em geral, as teorias políticas e ensinamentos filosóficos sempre esteve sob a forte influência de situações sociais a que se referem, e cada filósofo tem representado o partido político a que pertencia ... . [L], entretanto, permaneceu Tsernisefski "idealista", em maior medida do que a medida Tkatsef, como mencionado no artigo expressa a crença de que quando pessoas comuns familiarizado com o ensino da ciência moderna, novos princípios prevalecerá triunfante na vida social Europa Ocidental. [Li]