Protestos no litoral norte - chuva desabriga 300 pessoas

26-04-2011 00:00

 

Chuva desabriga 300 pessoas

Litoral Norte

As chuvas do último domingo deixaram pouco mais de 300 pessoas desabrigadas no final do feriado prolongado da Páscoa, em Ubatuba e São Sebastião.

O caso mais grave ocorreu na Costa Sul de São Sebastião, onde mais de 50 famílias (cerca de 200 pessoas) tiveram que deixar suas casas, após mais de 10 horas de chuva intensa.

Tratam-se de moradores dos bairros Baleia Verde, sertão do Piavu, Areião e Sertão do Cambury. A maioria passou a noite em casas de parentes. Porém, 11 pessoas precisaram se alojar na escola municipal de Juquehy.

Em Ubatuba, cerca de 40 famílias (aproximadamente 110 pessoas), também passaram a noite em um abrigos.

Os moradores do Parque Guarani foram obrigados a deixar suas causas depois de quatro horas de chuva intensa --segundo a Defesa Civil, choveu 237mm na cidade, o esperado para quase dois meses.

Todos ficaram alojados no Ginásio Tubão, no centro, até ontem, quando a água baixou.
Em Ubatuba, um homem de 24 anos foi encontrado morto ontem pela manhã.

O Corpo de Bombeiros suspeitava que ele tentava atravessar um rio durante as chuvas e acabou surpreendido pela cheia repentina.

Por causa das chuvas, também foram registrados diversos outros pontos de alagamento nas cidades do litoral e, na Rodovia Rio-Santos (SP-55), foram registradas seis quedas de barreiras, concentradas em São Sebastião. Não houve congestionamentos.

Soluções. A Prefeitura de São Sebastião, informou que faz um trabalho de conscien-tização para que a população não jogue lixo em rios na Costa Sul, pois trata-se de área “alagadiça”
.
O secretário de Desenvolvimento Social de Ubatuba, Claudinei Salgado, afirmou que o governo está construindo apartamentos para remover as famílias das áreas alagadiças do Parque Guarani. “Até o final do ano deveremos ter removido pelo menos a metade”, disse. 

Saiba Mais

Tempo
Dados do Cptec/Inpe indicam que a semana continuará com chuva no Litoral Norte. Em São Sebastião e Ubatuba, a previsão mostra pancadas de chuva amanhã e quinta-feira. A Defesa Civil das duas cidades estão em estado de alerta para a necessidade de evacuação caso as águas subam novamente

Chuva
No feriado de Páscoa, no domingo, choveu quase 82mm em São Sebastião, muito mais do que o previsto para a semana. Em Ubatuba, foram 237mm, superando a previsão de um mês, segundo a Defesa Civil

Desabrigados
As fortes chuvas, inesperadas, fizeram com que mais de 300 pessoas passassem a noite de Páscoa longe de casa

Protesto
Em São Sebastião, moradores da Costa Sul organizaram um protesto na SP-55 ontem, por quase oito horas, reclamando de um descaso do governo municipal com a localidade