Repressão na USP: estudante é agredido por PM

13-01-2012 19:40

 

Na última segunda-feira, dia 9 de janeiro, um policial militar agrediu e ameaçou um jovem com uma pistola no campus da Universidade de São Paulo (USP). A agressão contra o rapaz foi filmada e as imagens circulam na internet.

Os estudantes afirmam que a Polícia Militar, a pedido da reitoria da USP, compareceu mais uma vez ao espaço estudantil DCE Ocupado, com a finalidade de fechar o prédio sobre a alegação de uma reforma sem data marcada.  O DCE Ocupado é um espaço ocupado em 2009 após a reitoria afirmar que sua autonomia não pertenceria mais dos estudantes.

O vídeo mostra a atuação do tenente André, que age com truculência, agredindo um estudante negro. Em seguida, o PM joga o rapaz no chão e, num momento, chega a sacar sua pistola. Os que presenciaram a cena acusam o PM de racismo.

Após o fato, o PM retira a sua identificação e, em tom de deboche, diz:  “Que agredi, o que… Você está me provocando? Vai fazer denúncia. Vai fazer denúncia”.

Mal se iniciou o ano e a PM dá novas mostras a que serve sua indesejada presença no campus da USP. Na semana passada, dia 5 de janeiro, a guarda universitária junto com a PM esteve no prédio onde realizou a retirada de vários objetos (geladeiras, freezer, discos de vinil, vitrola…) sem a notificação dos estudantes.

 

youtu.be/iNAolrMSioU

 

 

Fonte: jornal A Nova Democracia